Pular para o conteúdo

Jovens lideram corrida por cidadania italiana em meio à possível restrição no acesso

Infomoney

13/05/2025 

“[…]Enquanto o Parlamento da Itália se prepara para decidir até o próximo dia 27 de maio sobre a conversão do “Decreto Tajani” em lei — medida que pode restringir significativamente o direito à cidadania italiana para descendentes no exterior — uma nova pesquisa da consultoria Gioppo & Conti revela que os jovens brasileiros são hoje o principal grupo interessado em garantir o passaporte europeu.

De acordo com o levantamento feito com cerca de 3.200 clientes da consultoria especializada em cidadanias europeias, 40% dos brasileiros que iniciaram processos de reconhecimento da cidadania italiana têm entre 18 e 34 anos. A distribuição de gênero é equilibrada: metade dos requerentes são homens e metade, mulheres — sinal de que o interesse transcende perfis específicos.

Para o advogado Fábio Gioppo, especialista em Direito Internacional e sócio da consultoria, o movimento é parte de uma estratégia geracional. “Desde 2021, atendemos mais de 3 mil brasileiros, e esse recorte etário mostra como a cidadania passou a ser vista como um ativo de futuro. Muitos jovens enxergam nela a chave para estudar, trabalhar e construir uma carreira fora do Brasil”, afirma.”

Acesse a matéria completa aqui